Alemanha, dia 2: Final da Copa do Mundo


E aí você resolve chegar na Alemanha, que acabou de ganhar do Brasil na semifinal da Copa do Mundo por humilhantes 7x1 e a primeira coisa que vai fazer ao encontrar os amigos é: Assistir o jogo da Alemanha e, pelo menos, secar os Argentinos.



O vídeo foi filmado no momento final da partida, com a comemoração singela, mas emocionada dos alemães. Afinal, são tetracampeões e venceram após bater na trave na Copa do Mundo por 3 vezes seguidas. Mereceram.


Sobre o comportamento alemão, eles bebem muito o tempo todo e assistiram o jogo bebendo. Mas, é muito diferente o jeito de assistir. Primeiro, eles são silenciosos e não gritam e não fazem nada, só se a chance de gol for absurda. Segunda, eles entendem os erros dos jogadores. Quando alguém faz uma jogada bonita, eles aplaudem por alguns segundos, mais alemão impossível, e logo voltam a se concentrar no jogo.


Mas o que mais me chamou a atenção foi a transmissão da TV com o jogo: Eles tem apenas um narrador, que é chamado de "komentator" e não tem nenhum outro comentarista, especialista em arbitragem, repórter de campo, nada. É um show de um homem só. Por isso, muitas vezes ele fica em silêncio por longos períodos durante a transmissão quando nada está acontecendo de emocionante no campo. Assim que a bola chega perto de uma das áreas, ele volta a falar. Estranho e incômodo, sem nenhuma emoção. Me fez até sentir falta de Galvão Bueno.


Assisti o jogo no Kolbenhof (Friedensallee 128, 22763), um espaço de eventos que fica aqui no final da minha rua e dispunha de 3 áreas diferentes com telão, banheiros e um típico churrasco alemão, além de um bar com cervejas, refrigerantes e água. Gostei bastante, mas a cerveja acabou no começo do segundo tempo e eles se dão por satisfeitos. No Brasil, alguém já teria corrido pro posto mais próximo ;)


Write a comment

Comments: 0