Este ano tem sido de muitas viagens, principalmente a trabalho. Mas, sempre temos tempo para conhecer cidades, atrações e fazer passeios. Afinal, o mundo está aí para ser observado.
Por isso, na ultima semana, fui para Teresina, capital do Piauí, para dar uma palestra e, por isso, viajei pela primeira vez com a companhia aérea Azul, que chegou no mercado brasileiro já alguns anos e vem fazendo barulho. Fui conferir se era isso tudo mesmo.

Parti do Aeroporto Internacional do Recife, o check-in foi tranquilo e normal, como todos as companhias aéreas. O aeronave utilizada para o trajeto foi o Embraer 195, produzido no Brasil, e que tem capacidade para 118 passageiros.
Foi uma grata surpresa: Aeronave nova, extremamente limpa e com espaço consideravelmente maior para as pernas do que as irmãs mais velhas da Azul, Gol e TAM. Além do conforto proporcionado pelo espaço, que para alguém com pernas do tamanho da minha já é uma vantagem gigante, todas as poltronas contam com telas individuais com extensa programação televisiva: Séries, filmes, músicas e o melhor de tudo: TV ao vivo. Como viajei no período da Copa do Mundo, foi ótimo poder ver as notícias na Sportv ao vivo, direto do link da Sky.
Este detalhe da TV individual e ao vivo, para mim, se tornou o principal da companhia. O voo, que era de cerca de 1 hora de duração, se tornou muito mais agradável e nem sentir o tempo passar. Em outras companhias, é um sofrimento esperar cada segundo e, desta vez, queria ter tempo de ficar mais 30 minutos no avião, sem problema.
A terceira surpresa foi o serviço de bordo: Num voo de apenas 1 hora, considerado curto, nos serviram água, refrigerantes, sucos, café e diversas opções de lanches rápidos: Batata frita, cookies, jujuba, biscoitos, amendoim e bolinho de laranja. Tudo grátis, sem cobrança adicional. Pronto, em 15 minutos de voo e Azul já pode ser considerada, pelo menos para mim, a melhor companhia para se viajar dentro do Brasil.





Não preciso nem falar que a experiência foi incrível. No voo de volta, com o mesmo aparelho e as mesmas comodidades, como a TV ao vivo e o serviço de bordo completo, fechou com chave de ouro uma viagem de apenas 2 dias, menos de 2 horas no ar, mas que se equivale em serviço a voos transatlânticos com grandes companhias aéreas internacionais. Uma maravilha!
Na lista de companhias aéreas recomendadas, com certeza Azul ocupa a primeira posição, Avianca em segundo, TAM em terceiro (mas já bem distante das duas primeiras) e GOL, com seu sistema de venda de refrigerante e sanduíche requentado a bordo, na ultima posição, apenas como pro-forma.
Infelizmente os preços de TAM e Gol ainda são bem melhores do que de Azul e Avianca, mas com a melhoria da competição, vamos aguardar por novos ventos.
Write a comment