Alemanha, dia 7: Jungfernstieg

Um dos meus lugares favoritos em Hamburg, Jungfernstieg é o centro comercial e conta com atrações naturais para não fazer inveja a nenhuma cidade européia. 


É simplesmente delicioso passar o dia passeando por aqui. Além de ser bem provido de estações de metrô, trem e ônibus, é um caminhada de cerca de 10 minutos vindo da Estação Central e a maioria dos grandes hotéis de rede ficam aqui neste bairro. A grande atração do local é o Binnenalster, o lago bem no meio do agito, com um parque a tiracolo e de onde são os passeios de barco. A prefeitura de Hamburg (Rathaus) e uma das igrejas mais bonitas da cidade, de São Nicolau, também fica aqui, tornando este bairro o grande cartão postal da cidade.


Além das atrações que eu já citei e da bela vista pro lago rodeado de restaurantes de todos os tipos, Jungfernstieg é o local para os apaixonados por compras. Assim que você sai da estação encontra ruas apenas de marcas famosas e chiques. Tem de tudo e as lojas são gigantes, principalmente as de grandes marcas, como Apple, H&M, Zara, Aeropostale, Hollister e C&A, além das alemãs Stadtsport e Saturn. As minhas favoritas são as lojas da Nike, LEGO, Puma e Nespresso. 


No Rathaus, é possível fazer um tour ou visita guiada. Sempre tem uma mostra bacana sobre a cidade e sobre a reconstrução após a Guerra. Em frente ao Rathaus, durante o fim de ano, acontece as famosas feiras de Natal, com barrigudinhas de enfeites, presentes e comidas típicas natalinas germânicas. Ou, pelo menos, do Norte da Alemanha. Durante o verão, não faltam eventos na grande praça em frente a prefeitura. Quando eu cheguei hoje lá, estava tendo um festival de vinhos e queijos de Stuttgart.


Na Mönckebergstraße você encontra cafés, restaurantes com cadeiras no meio da rua para apreciar o movimento e uma grande variedade de lojas menos famosas, com algumas excessões. Calvin Klein e Massimo Dutti, por exemplo, estão nesta rua.



O grande segredo de Jungfernstieg é ir sem hora para voltar. Comece o dia com um bom café dentro do barco que faz o tour no lago, vá fazer compras nas ruas ao lado e depois se jogue na Mönckebergstraße sem medo de ser feliz, aproveitando para entrar em cada esquina e ver o que está por trás. Se o dia estiver com sol e sem chuva, com certeza vai estar cheio de artistas fazendo apresentações de graça na rua, apenas esperando por alguns trocados. Depois de almoçar, visite o Rathaus e a Igreja de São Nicolau, fazendo o tour até a cúpula.



Para finalizar, veja o por do sol de frente para o lago, nas escadas animadas que nos convidam para esquecer que uma hora temos que sair de Hamburg e voltar para a vida normal. Mas, enquanto o sonho não acaba, vá curtir cada segundo.

Write a comment

Comments: 0