Chegar em Roma é uma delícia.
Do aeroporto de Fiumiccino, o principal da cidade, é fácil chegar no centro. Há o trem Leonardo Express, que sai a cada 30 minutos em direção ao Termini, estação central. Cada bilhete do trem custa 14 euros e para grupos, um bilhete para 10 pessoas sai por 115 euros, representando uma economia de 25 euros no total. O trem é expresso e não faz paradas no caminho, o que deixa a viagem mais rápida.
No meu caso, que não tinha pressa, peguei um trem de linha normal. Comprei o Roma Pass (36 Euros) diretamente no balcão que tem no desembarque e já validei o mesmo para pegar o FL1, linha normal de trem, para chegar até a estação Tuscolana, perto do meu hotel.
Essa linha normal, obviamente, tem paradas no caminho e a viagem dura um pouco mais, mas o trem é confortável, tem 2 andares e voc6e já vai conhecendo Roma no caminho. Com a economia que tive, valeu muito a pena.
O roteiro
Aqui, vou relatar o que fiz em todos os dias, sem entrar em muitos detalhes, que virão nos posts na sequencia. Você pode ver todos os posts sobre Roma acessando a seção sobre a Itália aqui no Blog.
Dia 1
- Piazza dei Re di Roma
- Piazza San Pietro
- Piazza Venezia
- Giolitti
- Piazza di Montecitorio
- Pantheon
- Piazza Navona (Pra jogar a moedinha)
- Obelisco Vaticano
- Basilica Di San Pietro, Citta' Del VatiCanio
- Castel Sant'Angelo
- Piazza del Popolo
- Jantar no Maccheroni
Dia 2
- Stazione Roma Termini
- Stadio Olimpico
- Alice Pizza
- OVS Roma Tritone
- Basilica di Santa Maria sopra Minerva
- Piazza Colonna
- Altare della Patria
- Jantar no Casetta di Trastevere
Dia 3
- Colosseo
- Arco di Costantino
- Palatino
- Foro Romano
- Hard Rock Cafe Roma
- Compras no centro de Roma
Dia 4
- Museo Vaticano Etnologico
- Cappella Sistina
- Almoço no Taverna Lino
- Eataly
- Stazione Roma Termini
- Aeroporto di Roma Fiumicino "Leonardo da Vinci" (FCO)
A dica pra voltar da Termini para o Fiumiccino pagando pouco é o T.A.M, transporte de ônibus que custa 4 euros e sai da lateral esquerda do Termini a cada 30 minutos. É muito barato e o onibus tem ar-condicionado e cadeiras confortáveis, além de bagageiro. A viagem levou cerca de 35 minutos e foi super tranquila, além de econômica. Você pode comprar o bilhete online ou na hora.
Espero que tenham curtido o roteiro e os VLOGs. Vou relatar cada experiência na Itália com fotos, textos, endereços, telefones e avaliações, uma por uma.
Roma deixou uma sensação de ser uma cidade muito urbana, um pouco suja as vezes, mas extremamente acolhedora. Os italianos gostam de receber, de comer e de tirar uma soneca. Falam alto, gritam e gesticulam e, com isso, tornam a vida mais divertida e leve, mesmo em tempos com tantos problemas econômicos, como os que eles passam. Os dias de sol em pleno verão europeu podem ser um pouco atrapalhados pelas férias coletivas que eles tem entre meados de Julho a Setembro, mas toda a história recente da humanidade não fecha. Está lá, aberta e receptiva, esperando os nossos olhos para nos admirarmos e aprendermos um pouco com o passado.
A outra sensação que ficou é a de que falta muito a se conhecer, a se fazer. Itália, volto logo, não demoro. Prometo.
Write a comment