Eu sempre escuto gente falando que eu viajo muito. Que queria ter a sorte de viajar tanto quanto eu. Que só quem viaja é gente rica. Que eu devo ter 90 dias de férias por ano pra conseguir viajar tanto. Que só patrão pode viajar. Será mesmo? Vamos pensar um pouco sobre isso para começarmos a pensar sobre o que queremos em 2015. No meu caso, não preciso pensar muito: Eu quero viajar ainda mais. E você, aí do outro lado dessa tela, também quer isso?
Bom, se é isso que você quer, a primeira e mais primordial coisa que você deve fazer é saber que todas aquelas afirmações do começo que eu falei estão erradas e que o primeiro passo para conseguir viajar neste ano, é quebrar estes pré-conceitos e barreiras psicológicas que criamos a nossa volta para nos impossibilitar de viajar.
Você pode e vai conseguir viajar mais em 2015, 2016, 2017...
Tudo que você precisa é de foco e de planejamento. Muita gente chega pra mim querendo objetivos impossíveis ou que não são o melhor cenário. Porque você precisa visitar 10 países da Europa em 12 dias? Você realmente tem necessidade de visitar todos os parques de Orlando na sua primeira viagem? Todos aqueles eletrônicos que você sempre sonhou, mas viveu muito bem sem até hoje, são o principal motivo da sua viagem de férias? A Europa vai continuar lá pra sempre, os parques abrem todos os dias do ano e o melhor da viagem é viajar, não comprar. Vamos com calma. Parece difícil a primeira viagem? Relaxe que vai ficando mais fácil depois. A minha primeira viagem internacional também parecia impossível, muito cara, muito distante. Pensei em desistir diversas vezes e disse pra mim mesmo que eram impossível e que nunca conseguiria. Até que resolvi me contradizer e fazer acontecer. Então, vou dar 5 dicas aqui para você quer viajar, acha impossível e não sabe como.
Pense no básico, depois no mediano, depois no máximo
Muita gente quer que a primeira viagem tenha 25 dias, hotéis 4 estrelas, todas as atrações, passagem numa data específica como Natal ou Ano Novo e por aí vai. Muita calma nessa hora. Toda viagem deve começar sendo pensada no básico e, depois, você vai fazendo upgrades para chegar aonde queria, com o que tem. E vai por mim, não é do tamanho do quarto do hotel que você vai se lembrar, nem do quanto a poltrona da classe econômica era apertada nos voos. Estas coisas passam rápido pela nossa memória e são substituídas pelas experiências, lugares e pessoas incríveis que passamos e encontramos. No final, os perrengues viram piadas a serem contadas em mesas de bar, e as verdadeiras experiências viram histórias memoráveis. Então, comece planejando poucos dias, mais tempo em cada lugar se você for pra mais de um destino na mesma viagem, hotéis ou albergues simples, transporte público (Principalmente na Europa) e, depois que já estiver com tudo controle, vá incrementando a viagem a medida que seus custos e seu tempo vai ficando mais tranquilo.
Seja flexível, até onde der

Quem viaja com crianças só pode nas férias escolares. Quem trabalha em grandes empresas tem datas definidas de férias. Quem estuda não pode viajar em épocas de provas. Todo mundo tem limitações que cercam o nosso calendário, mas com força de vontade e um pouquinho de planejamento, dá pra fazer acontecer. Eu já pedi pra professores da faculdade adiantarem trabalhos, já conversei com professores da escola das crianças para eles adaptarem o calendário por causa de uma viagem, já troquei férias com colegas de empresa. Porque tudo isso? Porque quando você tem flexibilidade para viajar, uma ou duas semanas podem fazer toda a diferença nos custos da viagem. Viajar para Orlando, por exemplo, no começo de Novembro, é barato e sem filas. Uma semana depois, é Thanksgiving e Black Friday. Os preços vão para as alturas, os parques ficam cheios, os shoppings insuportáveis e a Receita Federal monta operações para detectar compras feitas lá fora. Uma semana, um mundo de diferença. Ou seja, adapte-se.
Planejamento é essencial e leva tempo

Se você não tem tempo ou paciência para pesquisar todo dia nos sites de locadoras de carros, criar diferentes combinações de datas, alterar grupos de reservas e passar pelo menos 2 ou 3 meses virando um especialista do destino, vá direto pra uma agência de viagem. O preço vai sair um pouco mais caro, mas existem vantagens: Os agentes conhecem o destino, sabem os atalhos, tem ofertas especiais das operadoras de turismo e ainda dividem os pacotes em 10x no cheque e no cartão de crédito. Mas, se você é como eu e adora ficar fuçando e descobrindo e alterando planos, comece a pesquisa pra sua próxima viagem com, pelo menos, 6 meses de antecedência. Hotéis e passagens aéreas ficam mais baratas entre 3 e 6 meses anteriores a data da reserva. Locadoras de carro oferecem preços melhores para quem paga com até 40 dias de antecedência. Reservas de restaurantes, parques, Fastpass+ na Disney e tours por cidades saem com desconto e você garante seu lugar antes de todo mundo, que sempre deixa pra ultima hora. Planejamento com antecedência tem suas vantagens e, para mim, é parte importante do processo da viagem, me ajudando a conhecer o destino, saber o que me espera e estar preparado para qualquer situação. Já imaginou ter um pacote fechado que só tem uma opção de passeio por dia e no bendito dia cai uma nevasca ou um toró daqueles? Quando você gasta algumas horas na frente do Google pesquisando sobre o seu destino e planejando opções, na hora que a situação aperta você já tem um plano B na cabeça num lugar fechado e quentinho para não parar de aproveitar as férias. Pense nisso, planeje isso.
Viaje junto
Quartos individuais são mais caros nos hotéis. Transportes como táxi e carro alugado cabem de 4 a 5 pessoas pelo mesmo preço de 1. A conta é básica, mas muitas vezes a gente se esquece. Viajar sozinho pode ser necessário as vezes, mas é mais caro. Viajar com família ou com uma galera de amigos significa dividir quartos, custos, transporte e também aventuras e risadas. É a melhor e mais barata forma de viajar. Então, dê seus pulos: Crie um grupo no Whatsapp com todo mundo da sua família e compartilhe seus planos, conte no cafezinho da empresa que está planejando ir pra Lima, no Peru, ou pra Praga, na República Tcheca. Espalhe a mensagem e convide amigos, peguetes, seu professor do colégio, sei lá. As vezes a gente descobre grandes afinidades nessa hora que a gente não imaginava que poderia existir. Divida as histórias, as fotos e o seu bolso também vai agradecer.
Use o poder da internet a seu favor

Já ouviu falar no Booking.com? E no AirBnb? Que tal o Couchsurfing para se hospedar de graça e ainda fazer amigos no mundo todo? A internet está cheia de ferramentas gratuitas que me ajudam e podem dar um baita empurrão na sua viagem. AirBnb permite alugar quartos baratos em qualquer cidade do mundo. No Couchsurfing você pede o sofá da casa de alguém emprestado, que te recebe e ainda te mostra a cidade. No TripAdvisor, você recebe dicas de eventos gratuitos nas cidades de todo o mundo que pode curtir na faixa e reduzir o custo de lazer do seu planejamento. No Foursquare você pode definir uma faixa de preço para os restaurantes e lanchonetes aonde quer comer e ele te indica o mais próximo de onde você está e dentro do seu orçamento. Com o Worldmate ou TripIt, você tem uma agência de viagens no celular, pra organizar os seus bilhetes, as suas reservas e ter tudo organizado para sua viagem ser tranquila e sem problemas. O Melhores Destinos mostra as promoções de todas as companhias aéreas pelo mundo. O Skyscanner permite criar alertas para te avisar por email quando a passagem que você deseja chegar no preço desejado. Então, deixe de ser preguiçoso e vá correndo pro Google, pergunta pra ele o que você precisa que eu aposto que com um pouquinho de paciência e foco, você consegue algo grátis e perfeito para a sua viagem. Já pensou que mão na roda?
É isso, curtiram? Paciência, foco e planejamento. Estas são as minhas armas há anos para poder viajar e conhecer o mundo todo. Você já as possui, basta usar. Eu, daqui, prometo continuar viajando e levando você junto comigo, dando o máximo de dicas e informações que eu conseguir, e agradecendo muito pela audiência de vocês. Foram mais de 200 mil minutos de vídeos assistidos aqui no meu canal no ultimo mês e estamos só começando. Dá um orgulho danado receber e-mails e mensagens de vocês dizendo que eu pude ajudar no planejamento da viagem e eu quero ver todas estas viagens de vocês em 2015 e em todos os outros anos em que vamos estar juntos por aqui.
Fechado? Partiu? Vamo nessa?
Boa viagem!
Write a comment