Finalmente boas notícias foram anunciadas para o Hopi Hari, parque temático que fica a 30 minutos de São Paulo e que vinha passando por problemas gigantes nos últimos anos, incluindo acidentes
fatais e o fechamento da maioria dos brinquedos, causando uma experiência horrível para quem visitava o parque.
O Hopi Hari é um dos poucos exemplos de megaparques em solo brasileiro. Além dele, apenas o Beto Carreiro World, em Santa Catarina, são opções para quem quer diversão por aqui. Não obstante,
brasileiros tiveram que recorrer aos parques de Orlando, na Flórida, na última década em busca de melhores estruturas e comodidades para famílias em férias.
Eu visitei o Hopi Hari este ano e o cenário era desolador: Restaurantes e quiosques fechados, estacionamento absurdamente caro e sem cobertura ou segurança, filas de 2 horas para conseguir entrar no parque por falta de pessoal de atendimento e, dentro do parque, tudo era pior: Mais de 19 atrações fechadas sem data para abertura. Uma experiência que eu relatei em vídeo e dei nota 0.
Mas duas notícias vieram para animar e dar um novo horizonte para o parque. A primeira é do governo: A Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou as alíquotas do imposto de importação incidentes sobre diversos equipamentos de parques de diversão. As alíquotas anteriores sobre esses itens eram de 20%. Entre os equipamentos de parques de diversão contemplados com a medida, estão barcos pirata, autopista (bate-bate), montanha-russa, carrosséis e roda-gigantes.
A redução consta de resolução publicada no Diário Oficial da União que altera a Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec). Pelo documento, o benefício aos produtos de parques de diversão vale para importações registradas até 31 de dezembro deste ano.
Uma das reclamações dos proprietários dos parques era de que os impostos inviabilizavam a compra de novos brinquedos e de equipamentos e peças de reposição para os brinquedos quebrados. Agora, esta desculpa acabou.
A segunda boa notícia vem da administração do parque: Um novo sócio, Sérgio Valente, adquiriu R$ 20.300.00,00 em ações do parque e está revolucionando a administração do mesmo, alterando cargos e funções. Luciano Correa, que era membro titular do Conselho de Administração, agora esta no cargo de Presidente do Conselho. Sergio Loureiro Valente e Adilson Ferreira dos Santos também passam a fazer parte do Conselho de Administração do parque. O novo presidente, Luciano Correa, é graduado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), MBA em Finanças e MIA em Relações Internacionais pela Columbia University e também sócio-fundador da CG Capital e sócio e diretor da HH Participações S.A., holding de investidores que detém o controle do Hopi Hari S.A.
Segundo informações apuradas por este blog, a nova missão é colocar ordem na casa: 90% dos brinquedos devem estar funcionando até Agosto de 2015, e todo o resto até o final do ano. Novas atrações serão inauguradas e brinquedos clássicos do antigo Playcenter, ícone da década de 90 na capital paulista, estão sendo reformados e serão instalados no Hopi Hari com urgência.
Eu fiquei empolgado e já garanti meu passaporte para fazer um novo vídeo lá assim que o parque estiver com estas mudanças em funcionando. Estou esperançoso. E vocês, acham que agora vai? Teremos um parque temático brasileiro a altura? Dedos cruzados!
Write a comment
Diego Braga (Wednesday, 27 May 2015 19:04)
Nilson, também existe o Mirabilândia, aqui em Recife-PE. Dá uma conferida, pois acho que ele vale a menção.
Lucas (Wednesday, 27 May 2015 19:24)
O Mirabilanda não é um megaparque. Super pequeno! Nem vale a pena ir tão longe pra visitar.
Nilson Junior (Wednesday, 27 May 2015 19:39)
Diego, já fui diversas vezes :) É legal, mas é um parque pequeno e local, bem longe de ser comparado com Beto Carrero e Hopi Hari ;)
Lucas Victor (Wednesday, 27 May 2015 20:33)
Não falei? agora é só aguardar que o parque estará voltando ao normal, e eu estarei acompanhando isto bem de perto.
Danilo (Wednesday, 27 May 2015 20:35)
Na boa, a Disney poderia um dia investir em um parque aqui, mas com a educação do brasileiro, eles não querem se queimar por aqui... no hopihari, nao piso.... vergonha total... enfim... falta muito pro brasileiro merecer qqer coisa decente...
Rhuan (Wednesday, 27 May 2015 20:47)
E a la tour Eiffel? Será se volta??
Rafael (Wednesday, 27 May 2015 20:56)
Galera, acompanho o parque desde 2003, conheci as épocas douradas do parque e vi ele afundar também, o que é uma pena, mas pensa, com essa isenção... as coisas vão ficar ótimas para o parque, vão arrumar o que precisa, e breve voltará a ganhar os títulos de melhor parque do Brasil, ansioso por isso, quem conhece o Hopi de verdade sabe como era mágico ir lá, e vamos aguardar agora o parque voltar a ter o brilho especial de antigamente!
Patricia (Wednesday, 27 May 2015 21:05)
Fui essa final de semana, odiei tudo fechado e vila gigantescas teve ate briga na fila, nunca mais coloco meus pés lá fui com 4 criancas pagando 99,00 de passaporte pra não brincar em nada.
Cristiano Vilas Boas (Wednesday, 27 May 2015 21:30)
Eu tive a sorte de ir umas 6 vezes quando tudo funcionava,era realmente incrível passar um dia no Hopi Hari fico triste ver que o park ta todo largado,fui no beto carrero ano passado e achei ele bem BEM fraco no quesito brinquedos radicais só tem 3 brinquedos.
gabs (Wednesday, 27 May 2015 22:09)
espero que nao seja apenas um boato e seja real
Karen (Thursday, 28 May 2015 00:00)
É uma pena que td esteja abandonado msm...
Mas maior é a dor daquela mãe que até hj sente a perda da filha que veio de outro país pra passear e perdeu a vida... Por culpa do próprio parque... Abandonado... Mal cuidado.... Pra ser reabilitado precisa muito ainda...
#coisadeBrasil
Paula Tomaz (Thursday, 28 May 2015 00:54)
Tomara que dê certo, é uma que pena os brasileiros nāo tenham opções, ou que fiquem restringidos assim como eu em ir para a Disney uma vez por ano e aguardar 365 para se divertir.
Vamos torcer, abraços e parabéns pelo blog, suas dicas sāo preciosas.
Cleiton (Thursday, 28 May 2015 01:59)
sempre quiz ir ao Hop Hari, mas como moro em Floripa, fica muito ruim em ir, principalmente de carro. Depois que vi essas noticias de acidentes, e que muitos brinquedos estavam fechados, ai desanimou de vez. Mas essa noticia me animou demais agora. Ja fui varias vezes ao Beto Carreiro, e duas vezes a Orlando, mas adoraria conhecer este parque. Um abração Nison.
Ricardo Santana (Thursday, 28 May 2015 03:51)
Brinquedos sucateados do Play center corajosos vocês brincarem nisso, tenho até medo de ir nesse parque depois de tantos acidentes assim como o parque vizinho Wet Wild que também sérios ocorrências de clientes que caem no parque e não tem estrutura nenhuma de hospital para poder aplicar medicamento para passar a dor no cliente em caso de fratura graves. Não tem médicos só tem pessoas nesses parque mau humoradas e sem conhecimento nenhum para atender uma demanda grande de pessoas. É melhor juntar Dinheiro e ir sim pra Orlando ou pra Disney. E mais detalhe importante a água do Wet Wild é reutilizada tem um cheiro forte de cloro e um odor forte de mangue jamais quero voltar nesses parques.
Andrey Silva (Thursday, 28 May 2015 05:20)
Ricardo, acreditamos em melhoria, e não no pior... Bom terão alguns brinquedos do antigo Playcenter no parque do Hopi Hari, mas os mesmos serão completamente reformados e vão operar, afinal as atrações do ex playcenter foram bem armazenadas sem danificações, enfim... Vai quem quer nesses parques, eu achei uma boa notícia, afinal só temos o Hopi Hari como parque de Diversões em SP...
VINICIUS (Thursday, 28 May 2015 05:45)
Ao Blog: acho que houve uma confusão dos nomes referente ao novo acionista, Sérgio Valente, diretor da Central Globo de Comunicação, como foi mencionado na reportagem que adquiriu R$ 20.300.00,00 em ações do parque, não procede.
O empresario em questão é o mesmo mencionado como Sergio Loureiro Valente que passa a fazer parte do Conselho de Administração do parque. O publicitário Sérgio Valente, diretor de Comunicações da Globo, nada tem haver com o empreendimento Hopi Hari.
Aline (Thursday, 28 May 2015 06:26)
Nossa fiquei passada ano passado 24 de agosto Hora do horror entrei na filaao 12:00 e saí as 18:30 o o dia todo para andar na Montezum... Detalhe o Passapirye caríssimo... Gosto de ir quero voltar mais quem sabe no fim do ano... Tomate que regularizem a situação do parque.
susane (Thursday, 28 May 2015 07:22)
Beto Carrero é o melhor parque, nunca me decepiciono com ele ❤
Vanessa (Thursday, 28 May 2015 12:52)
Torço para que volte com força total após essa reforma, pois é um belo parque com brinquedos incríveis!!! Um lugar super agradável que infelizmente decaiu muito....Nós merecemos ter de volta aquele Hopi Hari de antes!!! Ansiosaaaa já
Junior (Thursday, 28 May 2015 14:40)
Me fala mais a respeito deste post pago...
Nilson Junior (Thursday, 28 May 2015 14:43)
Hahahahahahaha! Amigo Junior, tenho moral nem audiência pra ter post pago ainda não, sonho meu ;)
Caio (Thursday, 28 May 2015 15:05)
Um funcionário disse que as atrações do PlayCenter chegaram no Hopi Hari apenas para armazenarem no galpão, não faria sentido algum começar a levantar atrações antigas do PlayCenter e não construir a montanha russa que está a anos parada no galpão...
Rodrigo (Thursday, 28 May 2015 23:24)
Bem, espero que agora vai,
Antes compensava mais em ir nos parques itinerantes, porque tinham mais atrações.
Edgard (Friday, 29 May 2015 02:20)
Mega parque????
Só se for em termos de tamanho, se bobear o antigo Playcenter, tinha muito mais brinquedo.
Perto do Beto Carrero, é uma piada, das 3 vezes que fui, todas tinham várias atrações fechadas... Não volto...
Tici (Friday, 29 May 2015 02:36)
Será? dificil acreditar! Fui em abril e me decepcionei demais, registrei reclamação, recebi resposta de q era isso msm! 19 brinquedos sem funcionar e q se dane o dinheiro q gastei pra 4 adultos e duas crianças + pedágio + gasolina porqe sou de São José dos Campos! Há 8 anos eu fui e era lindo! Q triste!
Luis Henrique (Friday, 29 May 2015 07:28)
Sou professor e levava meus alunos desde 2008. Porém, depois de abril/2014, nunca mais!
Fui roubado dentro do parque, levaram carteira, documentos e cartão. Vimos vários adolescentes usando drogas das mais diversas, arrastões e pessoas com armas, além de varias brigas. Um aluno foi agredido porque tirou a namorada da fila, que estava sendo abusada. Enfim, nesse lugar não volto por nada nesse mundo!
Norberto G.Reis (Friday, 29 May 2015 09:03)
Nao sei se acredito falar é facil fui tres vezes esse ano e a cada dia pior o parque esta abandonado , sujeira por todo lado sem segurança , atrações nao funcionam nunca , hj paga-se 99,00 teais em um passaporte para aproveitar 4 atrações sendo que a unica melhor é a mintanha russa, a comida mo parque cara e de pessima qualidade, estacionamento um roubo. Entrei em contato tres vezes pelo e-mail do parque pedindo esclarecimentos sobres as atrações e fazendo as reclamações, o mesmo se pronunciou dizendo que o parque estava funcionando de acordo com as normas e que esta tudo dentro dos conformes e que as manutenções sao feitas de acordo com o programado sendo que é pura mentira , o que falra gente para operá-las é visível. Ou seja nao adianta nada reclamar mo site ligar pois a resposta é a mesma por isso só acredito vendo , ja visitei muitos parques na europa e nem de longe o Hopi Hari é parecido#indignado
André Costa (Friday, 29 May 2015 15:17)
A Disney vem aí, ninguém ta sabendo?
Hércules (Friday, 29 May 2015 20:07)
Alguem sabe quais as empresas responsáveis pela reforma dos equipamentos que estão no parque e quanto aos que eram do Playcenter e quem são os que emitirão as ART's? Digo isso porque são vidas humanas que estão em risco. Parque não é uma linha de produção, onde se acontecer algo se descarta a matéria prima e pronto.
Bárbara (Saturday, 30 May 2015 04:26)
A primeira vez que eu pude ir ao Hopi Hari foi em 2013 e foi decepcionante por ter poucos brinquedos funcionando e muita fila. Fiquei 6h20min horas na fila da Montezum! Este ano eu voltei com a esperança de melhorias, fui em janeiro e ao entrar no parque notei que não haviam filas volumosas o que me fez ficar feliz por alguns instantes. Pude embarcar na Montezum em menos de 1 hora de fila, super rápido, só que era apenas a Montezum praticamente que era a "atração" do parque, porque a maioria todas em manutenção. Espero que o Hopi Hari tenha mudanças e volte a ser um parque bem falado pelo povo!